Óleo de Citronela: Propriedades e Benefícios
Este óleo essencial é frequentemente utilizado na aromaterapia e traz variados benefícios aos seus usuários. Ele é inseticida e antidepressivo.
A citronela (Cymbopogon winterianus) também é conhecida por capim-citronela, cidró-do-paraguai, citronela-de-ceilão e citronela-de-java. Ela é integrante da família Poaceae, se enquadra como Planta Hostícola e tem sua origem em países da Índia, Ásia, Indonésia e Sri Lanka, pois todos eles possuem um clima ideal para o cultivo da mesma (Tropical, Subtropical, Oceânico e Equatorial). No Brasil, também encontrou um bom clima para o seu cultivo e acabou tornando-se uma das mais tradicionais plantas do território brasileiro.
Esta planta pode alcançar cerca de 90 centímetros de altura, suas folhas são finas e compridas, podendo florescer se mantidas em estado natural. Ela pode ser cultivada em vasos ou em pequenas jardineiras, e exala uma essência levemente doce (semelhante a do limão), que pode ser usada como desinfetante ou incenso. Além disso, seu bagaço pode ser utilizado como uma forma de suplementar a alimentação animal.
Mas talvez, a parte da citronela mais utilizada e conhecida seja o seu poderoso óleo essencial, retirado de suas folhas através de um método conhecido como “arrasto de vapor”, que separa o óleo do vapor da água. Este óleo essencial é frequentemente utilizado na aromaterapia e traz variados benefícios aos seus usuários.
Propriedades e benefícios do óleo essencial de citronela
O óleo essencial de citronela é: antidepressivo, antisséptico, desodorizante, inseticida, estimulante e tônico geral.
- Quanto às suas propriedades, o óleo essencial de citronela é: antidepressivo, antisséptico, desodorizante, inseticida, estimulante e tônico geral.
- Tem um grande efeito sobre a mente, através do seu aroma. Assim, consegue aliviar sensações de depressão.
- Ameniza dores de cabeça, enxaqueca e nevralgia.
- É um repelente de mosquitos natural.
- Ajuda a livrar cães e gatos de pulgas.
- Funciona como um tônico para todo o organismo, equilibrando o coração e o sistema nervoso.
- É útil no estágio final de doenças, ajudando a restabelecer a tonicidade, o humor e o equilíbrio.
- Afasta germes.
- Refresca pés suados e cansados.
- Alivia as incômodas dores reumáticas.
- Suaviza a pele se combinado a outros óleos.
Dicas de uso
- Em aromatizadores elétricos, para aromatizar o ambiente e atuar como repelente de insetos.
- No jardim, para afastar gatos – que possuem aversão natural à planta – e para afastar insetos – no sentido do vento – que posteriormente possam entrar em sua casa.
- Em escalda pés, diluindo 6 gotas de óleo essencial de citronela em 1 colher (de chá) de óleo vegetal ou álcool de cereais em 4 litros de água quente (no inverno) ou água fresca (no verão).
- Na aromaterapia, se souber como utilizá-lo da forma correta para o seu caso. Atenção O óleo essencial de citronela não deve ser utilizado em sessões de aromaterapia com pessoas que possuam problemas cardíacos!
Saiba mais sobre aromas e marketing olfativo. Leia também:
Este conteúdo faz parte da missão da Amo Aroma de levar às pessoas o conhecimento e bem estar de uma ambiente aromatizado. Ainda não conhece a Amo Aroma? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.